Por Ana Paula Ramos @AninhaHRamos
Antes de começar esta crônica, apresentar-me-ei. Meu nome é Ana Paula, sou estudante de Comunicação Social habilitação em Produção Editorial na UFRJ, tenho 21 anos e sou a atual revisora dos textos do Thiago Franklin para o blog.
Ah sim, sou absolutamente fanática pelo Botafogo. Por futebol, no geral, também, mas o Botafogo é uma paixão indescritível.
Passadas as apresentações, vamos ao (insira cara feia aqui) Vasco x Botafogo.
Por que?
Esta é a pergunta que deve estar passando pela cabeça de todo botafoguense após esse jogo DESASTROSO do Glorioso.
Desastroso, sim, porque perdemos para um rival e ainda ouvimos a outra torcida gritar ‘olé’ dentro da nossa casa.
Ainda não li todas as notícias sobre o jogo, então estou escrevendo pelo que vi no estádio. Muito triste, no entanto, que tenha visto AQUILO no primeiro jogo em que vou para o Engenhão em 2011.
Antes de começar a analisar a partida – porque sim, eu vou analisar as partes que mais me chamaram a atenção sobre o nosso time – quero deixar claro que sou a favor da campanha #ForaJoel. Opinião minha, que ninguém precisa concordar, mas quero reforçar isso para que, quem não está desse lado e não gosta de ouvir contra, não leia e não se irrite. Quem é contra, mas está aberto a outras opiniões, seja bem vindo e tenhamos discussões saudáveis sobre o assunto.
Dado o aviso, volto à pergunta com a qual comecei este post: Por que? Por que o Somália foi titular? Por que o Somália estava jogando quase de ponta direita e o Lucas estava preso marcando nessa lateral? Por que a zaga estava tão desatenta? Por que o Herrera quer cavar todas as faltas possíveis? Por que saíram os dois laterais no segundo tempo?
Infelizmente eu não posso ler a mente do nosso digníssimo Joel Santana – e bem que eu queria, viu – mas, a partir dessas questões podemos entender o que teve de tão ruim no time hoje, especificamente.
O time, no geral, não tem bom toque de bola, nem um padrão de jogo. Aliás, tem sim. Joga bolas na área esperando que o Loco resolva. O Everton melhorou a situação, mas não pode jogar sozinho. É triste ver isso. Vou ser xingada pelo próximo comentário, mas... QUE saudade do time do Cuca. É claro que, naquela época, tínhamos melhor material, mas duvido que, treinados pelo Cuca, esse time não tivesse melhor toque, melhor posicionamento, jogadas ensaiadas.
Não estou pedindo a volta do Cuca, mas só fazendo uma comparação com os estilos dos técnicos. Eu gosto mais do estilo do Cuca, do estilo de jogo que o Ricardo Gomes está conseguindo colocar no Vasco.
Mas vamos ao que interessa:
O tão criticado pela torcida no estádio, Somália, entrou bem no início do primeiro tempo, ao contrário do Márcio Azevedo. E enquanto o Azevedo foi melhorando, chegando no ataque, tabelando com o Everton, o Somália foi caindo de produção. Coincidentemente – ou não – exatamente a partir do momento em que o falso-sequestrado começou a cair pela direita no ataque tentando tabelar com o Herrera.
O Lucas, no início, estava jogando por ali, enquanto o Somália marcava. Por algum motivo eles inverteram as posições e o ataque pela direita se tornou quase nulo e a marcação, péssima. Por que?
Mas, no geral, o primeiro tempo foi bem disputado, teve gol anulado, impedimentos, para o nosso lado, e Jefferson evitando uns 3 gols do Vasco para o lado de lá.
Sim, o Herrera estava impedido, assim como o Loco. E, se nós da arquibancada percebemos que a zaga do outro lado estava fazendo linha de impedimento, como é que pareceu que o time não percebeu?
Sou MUITO fã do Herrera. Se não tivesse feito a promessa de colocar o número do jogador que fizesse o gol do título, ano passado, na camisa, já estava mais do que certo que ia colocar o 17. Porém, o Hermano está aprendendo algumas coisinhas com o Caio sobre tentativas de cavar faltas. Não vou ser injusta, o jogo do Herrera foi bom! Ele cruzou boas bolas na área, marcou bem a saída de bola, tentou – e fez – boas tabelas, teve gol anulado, mas como caiu! Caiu de mais! Caia de joelhos, de bunda, de lado. Simplesmente caia. E por nada. E, demorava eternidades para levantar quando o juiz não marcava. E reclamava. Reclamou até ganhar o amarelo – e ser suspenso para o próximo jogo.
João Felipe fez boas roubadas de bola. Rodrigo Mancha também foi razoavelmente bem. Sinceramente, não vi lances que chamassem a atenção, vindos do Márcio Rosário. Agora, alguém pode explicar o lance do primeiro gol do Vasco? Falta de atenção e entrosamento não são o suficiente para uma lambança daquelas.
Alguém me explica as saídas de Lucas e Márcio Azevedo? O lado esquerdo não foi tanto o problema (enquanto Everton estava em campo), mas o direito ficou uma lástima. Caio de ponta direita, tendo que voltar pra marcar, buscar jogo, já ficou provado que não funciona. Não entro no mérito do que ele deveria ou não fazer, mas, se ele já jogou nessa posição e NUNCA foi bem, POR QUE insistir nisso? Muda a estratégia!
Não vou falar da última substituição porque, ao chegar em casa, vi que o Everton pediu para sair, mas o que eu (e todos do meu lado) falamos quando a placa subiu com o número 10 não seria muito educado da minha parte em reproduzir.
O Botafogo precisa, além de um novo técnico, dois meias, um lateral esquerdo e um atacante, NO MÍNIMO. Um meia para jogar com o Everton, um lateral esquerdo bom para ser titular (mas, como o mercado para essa posição é um tanto quanto estranho, pelo menos que dispute a posição) e um atacante para disputar posição com o Herrera.
NÃO, NÃO SOU A FAVOR DO ADRIANO. Ele é ótimo jogador, mas, além dos problemas pessoais, criaria MAIS disputa de egos no time. Imaginem Loco, Adriano e Joel?
Bom, usei o espaço que me foi cedido para descontar a minha raiva desse jogo HORRÍVEL, da parte do Botafogo, ao qual assisti hoje. Queria que minha primeira crônica tivesse sido sobre um jogo bom e uma vitória consistente. Queria poder falar bem do time, mas eles não me permitiram. =/
Agradeço ao Thiago pela oportunidade e, a quem leu e gostou – ou não –, pela atenção.
Para quem quiser falar sobre o Fogão (e, olha, eu falo muito mesmo) siga-me no twitter (@AninhaHRamos) e estamos aí! XD
7 comentários:
Bom, realmente o Cuca (acredito eu), daria um padrão melhor para o time. Mas infelizmente, como disse o Joel em entrevista após o jogo, o material humano que nós temos é esse ai... Não tem como ele fazer milagre. Sou totalmente favorável a sua saída, mas temos que reconhecer que o nosso time é muito limitado.
E hoje um fator que foi fundamental para a vitória foi que o vasco entrou com vontade, coisa que não vimos no Botafogo.
Márcio Azevedo até hoje não fez nenhuma boa atuação pelo clube, e hoje tinha uma AVENIDA pela esquerda. Ele demorava pra pedir bola, não se antecipava nas jogadas e muito menos ajudava na marcação. Sobrecarregando assim a zaga. É verdade que a zaga falhou e depois do gol o time sentiu muito. O Somália começou bem, mas caiu de produção, e ele dos volantes, foi o que se mostrou presente, mesmo ficando mais evidente a sua técnica pouco apurada.
As saídas de Lucas e do Marcio na hora eu não entendi... Na minha opinião deveria ter tirado somente o Márcio e jogava o Somália pra esquerda, pois pelo menos velocidade ele tem... Mas...
Enfim, o jogo foi muito fraco, o time mereceu levar olé e para falar a verdade, perdemos de pouco...
Comentei com um cara no estádio que a primeira jogada perigosa de gol do time surgiu quase aos 40 do segundo tempo, com o Somália!
Espero que o time melhore, e mesmo sendo a favor de sua saída, não podemos colocar tudo na conta do Joel. A diretoria, não deveria ter liberado o Renato, ou pelo menos poderia ter procurado algum jogador do meio de armação. A diretoria tinha alguns nomes disponíveis no mercado, como o próprio Diego Souza ou o Guilherme que foi contratado pelo Atlético-MG, então não acredito na desculpa de que não tinham jogadores para a posição no mercado... Mas....
Vamos ver no que vai dar...
Alô, organizadas! Vamos acordar essa diretoria!
Ninguém aguenta mais esse futebol horrível!
Se a diretoria não respeita nós torcedores, as organizadas precisam ir ao encontro dela.
Tem que fazer manifestações e já!
Parabéns Ana belas palavras, assino embaixo !!
Parabéns mesmo pelo texto Ana,vc falou tudo o time precisa de reforços urgentemente e de um tecnico que aprenda com os seus erros pois errar e humano burro em quem ve que está errado e continua persistindo nele !
Ótimo texto!
Estou te seguindo no twiter. (lr2503)
Concordo com tudo que você escreveu, o Cuca saberia montar um time com futebol mais vistoso do que o Joel e com padrão de jogo.
Faltou ao Cuca na época do Botafogo um bom goleiro, como o Jéferson, para que tivesse uma sorte melhor apesar dos pesares (arbitragem).
sucesso!
Comentário nota 10 de Ana paula!
Vc foi muito feliz em suas palavras.
Comentário nota 10!!!
Ana Paula você foi muito feliz em suas palavras.
Postar um comentário