COLUNA DO LENNON - MODELO-GESTÃO: A SÍNTESE DO FRACASSO DO BOTAFOGO!


Por Lennon Bright

Começo com uma simplória interpelação aos nobres botafoguenses sobre o modelo-gestão da instituição centenária BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS:

Quando o Botafogo de Futebol e Regatas emancipar-se-á na prática e alcançará a sua autonomia e maioridade em seu modelo-gestão?

A presente crítica parte da premissa e essa mesma premissa serve para a minha conclusão de que o modelo empregado pela diretoria do Botafogo não é apenas o incorreto, mas a antítese da qualidade administrativa e de um padrão para um clube das proporções do Botafogo de Futebol e Regatas!

A gestão político-econômica e orçamentária do Botafogo é uma política pífia, medíocre, irrisória e esdrúxula!


Eu falo, modéstia à parte, com conhecimento de causa!


Não chuto para ver se faço gol!


A gestão do Botafogo e não é de hoje, desde o apogeu e o período mais aurático do clube com Garrincha, Didi e Nilton Santos nos anos 60 sempre foi patética! A diretoria do Santos de Pelé sempre deu um “show”, uma verdadeira aula de gestão e política de um clube profissional ainda nos anos 60!


Se não fosse isso, o Botafogo seria tão falado como o Santos de Pelé e quem sabe até mais!

Enquanto a diretoria do Santos na remota e longínqua década de 60 preocupava-se com títulos, a do Botafogo se preocupava em auferir quantias vultosas de pecúlio (dinheiro) e locupletar-se (enriquecer-se).

O Santos se preocupava com títulos! Porque dinheiro era “mera” conseqüência e produto de uma equipe com muitos títulos, portadora de craques, organizada, e muito bem estruturada não apenas externa como internamente. Uma equipe que todo o planeta queria ser espectador por ganhar competições de natureza relevante e competitiva, tal como Libertadores da América e Copa Intercontinetal (Suposto “Mundial de Clubes”).

O Botafogo só pensou em dinheiro, lucro e abdicou-se de competições tal como a Libertadores da América e, por conseguinte, da Copa Intercontinental, prescindiu-se de seus principais craques e gênios colocando-os como moeda de troca e desmontando a magnífica e espetacular “equipe dos sonhos”. O clube desfez-se de Didi no auge, Amarildo no auge, desfez de Quarentinha, Garrincha, mais adiante do Gérson para o São Paulo, Rogério, Roberto Miranda e Paulo César, PASMEM! Todos para o Flamengo e foram campeões cariocas atuando pelo C.R Flamengo em 1972. Inclusive, o Zagallo era o treinador da equipe rubro-negra no longínquo ano de 1972.

A bem da verdade, nunca houve da parte do Botafogo uma procupação e/ou premência por títulos! Houve sim, mas por DINHEIRO! Mesmo na época apoteótica do clube repleto de craques e gênios, calculem hoje?

Discorrer sobre o modelo de gerir o clube até redundante falar! Se torna um objeto pleonástico!


Não estou falando que gerir um clube de futebol profissional seja fácil! Não seria aqui um hipócrita, mas a questão é que embora não seja fácil, pode-se facilitar a gestão e dá um padrão consistente a um modelo de gestão outrora fragmentado, deficitário e que estava entrando em colapso!


No Botafogo a gestão é feita de forma amadora e irresponsável!


A gestão não é tratada de forma profissional, impessoal e racional!


Essa é a tríade básica, diria fundamental para uma gestão profissional em qualquer área da vida! Seja ela política, econômica, orçamentária, desportiva etc...


Porém, o Botafogo avilta e desrespeita tais regras consideradas cruciais, diria VITAIS para o bom andamento do clube e um modelo de gestão EXEMPLAR!


No Botafogo ocorre exatamente o contrário, o oposto é o seu norte! É o clube das discrepâncias e dos antagonismos! É o clube que vive na menoridade, não se emancipou ainda, enfim, não atingiu a maioridade!


A disparidade é o "caminho" do Botafogo!

No clube ao invés de predominar a profissionalismo, a impessoalidade e a racionalidade, além de uma gestão transparente e cristalina, prevalece justamente o oposto:


O amadorismo, a pessoalidade, a irracionalidade e o obscurantismo das negociações e nas negociações, dos empresários que fazem do clube uma "farra" total e daí se conclui o habitual e costumeiro o CAOS que parece perpetuar-se em General Severiano!


Ou seja, ou muda a visão, a mentalidade, a forma de ver e tratar as coisas ou o resultado e fim iminente e inevitável será o "apequenamento" do clube!


O Botafogo é hoje um clube em processo iminente de"apequenamento", processo esse em progressões geométricas devido a tais gestões de forma amadora e irresponsável!


O Botafogo poderia ser muito mais clube do que é, mas não! Não o é e dificilmente será porque a visão medíocre e modelo de gestão pífio e irrisório perpetuam-se no clube, parece algo vitalício na instituição!


O Botafogo teve grandes jogadores, formou grandes times, mas foi um clube amador e de espírito eminentemente amador! Não atingiu a maioridade como clube! Não se emancipou!


No clube, reitero, ao invés de prevalecer e predominar de forma hegemônica o profissionalismo cada vez mais aperfeiçoado e exacerbado, a impessoalidade e a racionalidade, prevalece o amadorismo, a pessoalidade e a irracionalidade!

O clube é gerido por passionalidade! É feito por paixão e por sentimento de amizade! Não com o MELHOR e com o que deveria de fato ser!


Ao invés de pôr um profissional da área, competente, experiente e compromissado ipsis litteris, o clube emprega um modelo de gestão ancorado na pessoalidade!


É feito por amizade, pelo fato de ser um amigo ou conhecido!


O São Paulo F.C e o S.C Internacional de Porto Alegre são clubes, a meu ver bem mais complexos e o modelo de gestão lá é EXEMPLAR!


Quase perfeito! enfim, beira o ESTÁGIO DA PERFECTIBILIDADE!

DIRETORIA TRATEM O CLUBE COM PROFISSIONALISMO E EMANCIPEM-SE DO AMADORISMO!

Saudações a todos os botafoguenses!

6 comentários:

apesar de se utilizar de uma forma medico-legista de criticar(apontar o erro, mas não dar soluções)acho muito válido esse texto, de modo que possamos ter esperanças em dias melhores, pois tendo mentes para pensar nossa instituição nunca irá sucumbir.
Com toda esperança, almejo o ver como presidente de nossa agremiação

Essa gestão está trabalhando bem nos outros esportes e a na estrutura do clube. O marketing vem trazendo bons resultados, mas não podemos esquecer o futebol profissional. Se a diretoria não fizer boas contratações nesse segundo semestre, o Botafogo corre um sério risco de cair para a Série B do brasileirão e um tragédia anunciada. Estou preocupadíssimo e essa diretoria precisa acordar urgentemente. Os protestos precisam continuar. Tem que pegar no pé mesmo. Tem que cobrar, exigir, apertar essa diretoria por reforços de qualidade. Não sair quebrando tudo e dando porrada, mas tem que protestar de alguma forma. Ninguém aguenta mais.

Atualmente o gestão do presidente Mauricio Assunção é pifia pois é da mesma categoria da direção de Bebeto de Freitas tentando tranformar o Botafogo em club pequeno, a unica diferença esta na categoria de base do Botafogo, nisso temos que bater palmas, fora isso, cade os titulos, cade os CRAKS, atualmente a diretoria só contrata jogadores resevas de outros clubes(Marcelo Mattos) , jogadores machucados ou vindos de lesão(Marcio Azevedo, Fabricio) ou jogadores dispensado por outros clubes (Ricardinho)(está tentando trazer) um club GLORIOSO como o Botafogo é, não pode contenta-se apenas com titulo estadual. CLUB GRANDE diretoria pequena

Postar um comentário

Páginas