COLUNA DO LENNON - Nilton Santos: O ídolo em extinção.




Por Lennon Bright

Há uma confusão tremenda no que tange os conceitos do ídolo com o de craque ou melhor e maior jogador. As pessoas atribuem uma similitude entre os dois conceitos que para mim são diametralmente opostos.

Afinal o que seria um ídolo e o que seria o maior jogador do clube?!


Obviamente, tendo por substrato as múltiplas opiniões alheias e divergentes o tema é inexaurível, inesgotável. E por ser opinião, não é um conceito unívoco, uníssono.

Partindo de uma opinião pessoal, subjetiva e tomando, por exemplo, o caso do Botafogo de Futebol e Regatas, o maior ídolo foi o Nilton Santos e o maior jogador da história, o maior craque, obviamente foi o Manuel Francisco dos Santos, o Garrincha que também foi um grande ídolo do Botafogo.

Parto da premissa de que o ídolo é não apenas aquele jogador ou atleta que conquistou títulos!

Por exemplo, o Romário foi ídolo de ambas as torcidas e clubes, tais quais o Flamengo e o Vasco respectivamente, todavia, são dois clubes que se anulam eminente e reciprocamente dada a rivalidade entre ambos!


Romário foi ídolo pelos títulos, pela suposta “identificação”, mais ainda com o flamengo do que pelo Vasco e por ter marcado exatos 204 gols pelo Flamengo e salvo engano 357 gols pelo C.R Vasco da Gama. Porém, é aquela conotação de ídolo meio que “vazia”, dada a rivalidade entre os clubes e sem desmerecê-lo obviamente!

A premissa da qual parto e pela qual tiro a minha conclusão é que o ídolo não é algo dado! É algo “construído” ao longo da carreira e no decurso do tempo. O ídolo não apenas requer o “status” dos títulos em si, por si e para si, mas uma identificação una, única, quase mística e tal qual não se identifique com nenhum outro clube a não ser um só!

O ídolo traz uma conotação poética, romântica, de clubismo, em tese, disse EM TESE, não é mercenário, embora necessite do pecúlio para sua sobrevivência.

O mesmo ídolo quando se fala em nível de clubes, não vem à tona e sequer emerge outro que não seja um só, embora tenha jogado em uma infinidade de clubes!

Os títulos são mera consequência para consolidá-lo na galeria dos imortais, dos vencedores, dos vitoriosos, mas quantos conquistaram títulos e, diga-se de passagem, muitos títulos e não são ídolos e nunca foram em seus clubes?

O craque pode ser um ídolo, porém não o maior ídolo!

Na questão sobre o Botafogo, Garrincha a meu ver foi ídolo sim, mas não em preeminência! Não de forma hegemônica! Visto que o Nilton Santos o sobrepujou no que concerne o predicado de ídolo!


Nilton Santos foi o maior ídolo não apenas do clube, do time, da Instituição Botafogo de Futebol e Regatas, como foi um dos maiores ídolos a nível internacional.

Todos os predicados galardoativos que concernem a um ídolo, o Nilton Santos tem!
Embora jogar apenas em um clube não seja pré-requisito para tal, mas:

Jogou apenas por um clube: O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS!

Assinou por 3 vezes contratos em branco tal como Garrincha e foi um dos únicos jogadores que defenderam apenas um clube de futebol na vida e a Seleção brasileira;

Constantemente demonstra o seu afeto, amor e carinho ao clube de General Severiano;

Certa vez disse que faria tudo outra vez, que não se arrependeu por nada e que assinaria até contratos em brancos se fosse necessário!

Nunca declarou amor a outros clubes que não o Botafogo;

Onde está é repleto de emblemas, escudos, brasões e frases concernentes ao Botafogo!

Na porta do seu quarto diz: “SEJA BEM-VINDO, MAS NÃO FALE MAL DO BOTAFOGO”.

Por isso e muito mais, pois apenas limitar-me-ei a esses fatos, embora tenha muitos outros, o Nilton Santos carrega imanente em si mesmo o status de ídolo primeiro e hegemônico!

Embora, reitero, Garrincha foi também um ídolo, mas ao meu ver o Nilton Santos o supera na categoria de ídolos pela identificação MÍSTICA que tem com o clube!


Nilton está na categoria dos hegemônicos, dos preeminentes, dos “transcendentais”, daquele que sobrepuja a física no que tange ao ídolo, diria um ídolo metafísico, algo que não ocorre nos dias atuais, no futebol pragmático, moderno.

Sobretudo, nos dias em que a emancipação pecuniária, a independência financeira, as locupletações pecuniárias são os alvos primordiais dos atletas hoje em dia.

Dirão alguns que futebol de hoje, atual e moderno é outro tempo. Porém, o Nilton recebeu inúmeras propostas da Colômbia, de clubes da América e clubes europeus, propostas vantajosas, de bastantes prerrogativas, mas não se deixou levar ou induzir-se por nenhuma delas!

Um ídolo raro, esporádico, invulgar, incomum, um ídolo que não é todo e qualquer clube que possui e dispõe de tal!

Em suma, o ídolo em extinção, uma espécie rara em extinção no que atine ao ídolo!

Jairzinho é outro grande ídolo do Botafogo!

Por essas e outras, o Nilton Santos é o maior ídolo não apenas do Botafogo, como de um clube de futebol!


PARABÉNS Nilton Santos!

Longevidade para você!

2 comentários:

o idéia geral do texto é muito boa e concordo com quase tudo... só acho que o campanheiro poderia tentar usar uma linguagem menos rebuscada, afinal não a nada mais sofisticado que ser simples ;) saudações alvinegras

lenno eh foda

nascido da 22408

parabéns

Postar um comentário

Páginas