Visão Feminina do jogo - Botafogo x Paraná - 2º Jogo - 2º Fase Copa do Brasil


Por Nathália Pereira (Nathalia_rj)

Boa noite, gente! Mais uma vez estou aqui para fazer a “Visão Feminina”. Aproveito para agradecer a todos que acompanharam minha outra postagem e ao Thiago Franklin pela nova oportunidade.

E que jogo gostoso de se ver! Deu gosto ver o Botafogo em campo. Pouco a pouco estamos conhecendo o jeitinho Caio Jr de jogar. A começar pelas alteraçõs no time: João Filipe no lugar de Márcio Rosário, que ficou revoltadinho por esquentar o banco e cogita sair do Botafogo (vai tarde, querido), Arévalo no lugar de Rodrigo Mancha e Bruno Tiago no lugar de Somália, suspenso pela expulsão no primeiro jogo.

Com a vantagem de poder perder de 1 x 0 para avançar na competição, o Botafogo dominou o jogo. Paraná mostrou uma boa marcação mas o Botafogo estava com uma excelente postura. A primeira boa oportunidade do Botafogo veio aos 9 minutos com Márcio Azevedo que colocou a bola na frente e corre para alcançá-la, levanta na área mas a zaga afasta. No lance seguinte, uma jogada digna de “Inacreditável Futebol Clube”: falta perigosa em cima de Marcelo Mattos. Em jogada ensaiada, Loco Abreu levanta a bola que é ajeitada por Antônio Carlos seguindo por Herrera que perde o gol na pequena área.

Até ai grande parte das jogadas eram feitas pelo lado esquerdo. Será que o fato do digníssimo Alessandro estar pela direita tem algo a ver?

Como era o Botafogo em campo, a arbitragem tinha que deixar a desejar. Aos 20 minutos Herrera é puxado e aos 21 Everton não faz o gol por um impedimento mal marcado.

Herrera até então mal em campo. Se atrapalhando muito, caindo sozinho e exagerando nos passes errados. Mas um cruzamento perfeito do argentino na linha de fundo colocou a bola na cabeça de Loco Abreu que abre o placar para o Botafogo. 1 x 0 Botafogo aos 30 do primeiro tempo. E a torcida num gesto muito legal comemorou ao som de “uuuh, Herrera”. Uma coisa é fato: Herrera pode estar em qualquer fase, mas a raça dele não morre nunca. Ele buscou essa bola na linha de fundo, impedindo a saída e conseguindo um cruzamento, que para muitos jogadores era uma bola impossível de recuperar. Tanto que a torcida (mais corneteira do mundo) reconheceu seu esforço. Me amem ou me odeiem por esse comentário, mas é a verdade.

A primeira grande chance do Paraná veio aos 33 minutos do primeiro tempo. Em uma falha de marcação do Botafogo, o Paraná chega com velocidade mas a bola não passa pela muralha do Botafogo e da Seleção.

No fim do primeiro tempo o Paraná tenta colocar pressão. Após três escanteios, a zaga do Botafogo afasta o perigo e põe fim à primeira etapa.

O segundo tempo começa com uma alteração: sai Bruno Tiago e entra Lucas. À primeira vista eu não entendi a substituição. Mas foi uma atitude bem pensada de Caio Jr. Lucas, um jogador leve e rápido para compor o meio campo. É isso que dá, acostumados com Joel e com as substituições óbvias.

Paraná volta querendo jogo. Diego faz uma jogada linda pela direita, erro da zaga mas Jefferson estava lá.

Aos 10 minutos do 2° tempo, jogada trabalhada com Éverton que toca pro Herrera que não chuta e passa pra Loco Abreu que estava melhor colocado e sem goleiro, marcando o segundo pro Botafogo. Aos 16 minutos, sai Loco Abreu com dores musculares para a entrada de Caio.

Jogo bem morno no 2° tempo, sem grandes lances. Com a ampla vantagem o time trabalha a bola e segura o resultado. Mas aos 22 minutos, mais um lance pro “Inacreditável Futebol Clube”: jogada trabalhada, Herrera toca pra Everton que, sozinho, chuta na trave. Mais um gol feito perdido.

Herrera sai aos 31 minutos aplaudido para a entrada de Willian.

No fim do segundo tempo, penalti em cima do Caio (meio cavado, convenhamos) que o próprio atacante converte. Para encerrar, belíssima defesa do goleiro do Paraná aos 44 minutos, impedindo o quarto gol do Botafogo.

Os pontos positivos nesse jogo foram inúmeros. A diferença na zaga com João Filipe no lugar de Márcio Rosário é enorme. João Filipe rápido e seguro em campo. Então, Márcio Rosário revoltadinho, se quiser esperar 3 meses e ir embora, beijo e tchau! Se mostrou muito mais moleque que os garotos da base.

Muito bom ver o time com as mesmas peças mas com outra postura em campo. Time pra frente, ofensivo, com vontade de jogar. Roubadas de bola na zaga e ao invés do chutões, o time saiu jogando. Vi o Botafogo tocando a bola, coisa que não via há muito tempo. Gostaria muito de saber a posição dos “defensores do Papai” agora.

Loco Abreu jogando mais atrás para puxar o ataque, Botafogo com a bola no chão. Em pouco tempo com o novo treinador, jogadas trabalhadas e ensaiadas. E Arévalo fez sua estreia e mostrou o jogador da seleção. Grandes desarmes, belíssima partida.

Herrera começando mal mas mostrando um “garçom” com passes decisivos. Torço muito pelo argentino e que ele retome o futebol de 2010.

Finalmente, após dois anos, o Botafogo quebra a sina de eliminação da segunda fase e avança na Copa do Brasil num jogo bonito de se ver. É a era Caio Jr que começa a tomar forma.

E agora, que venha o Avai!

Mais uma vez agradeço a oportunidade e espero voltar numa outra oportunidade.

Saudações alvinegras!!

Nathália Pereira

http://www.diariodeumaalvinegra.blogspot.com/

3 comentários:

Esqueci de falar do Márcio Azevedo que vem sendo criticado mas fez uma ótima partida. O cara dribla muito! Desde que o vi no Engenhão no "jogo festa" contra o Democrata (time patético, mas enfim) eu vi que o garoto tinha talento e sempre acreditei nele.
Esqueci de colocar isso no post, foi mal :)

Gostei do time taticamente hoje. Marcelo Mattos e Arévalo, que sempre foram os volantes titulares na minha cabeça, fizeram boas partidas, mais ainda o uruguaio, que fez sua melhor com a camisa gloriosa. Quando o time tinha a bola, eles iam pra frente ajudar os armadores; quando não, voltavam, mas um ficava mais à frente preparando o contra-ataque.

Destaque também para o Márcio Azevedo, que fez uma partida muito segura, e avançou à linha de fundo, algo que o Alessandro parece achar impossível na hora de cruzar.

O Bruno Thiago também estava bem, mas como ficou muito no lado esquerdo, gostei da alteração do Lucas para forçar um pouco mais naquele lado. Pareceu uma boa alternativa para o futuro, já que não confio no Somália como armador.

No ataque, gostei da movimentação do Loco Abreu e do Herrera, mesmo sem ainda ter visto a jogada de pivô que o Caio Jr. anda treinando. Pena que o argentino, assim como o Éverton, perderam gols que mereciam fazer.

E, realmente, o João Filipe é mais seguro e melhor que o Márcio Rosário. Ficar irritado no Twitter daquela forma é mais um motivo para não renovar, e ser afastado é uma ação justa.

Enfim, não sei porque digitei tudo isso acima, já que é meio que uma repetição do texto da Nath. Acho que é uma forma de dizer que foi escrito de forma excelente, e concordo com as opiniões!

Queria também agradecer ao Thiago, pelo excelente trabalho feito. Não tenho do que reclamar.

Postar um comentário

Páginas