COLUNA DO LENNON - BOTAFOGO: CELEIRO DE CRAQUES!


Por Lennon Bright


Começo dizendo que nenhum outro clube do Brasil possui um acervo e uma galeria de ídolos, de craques e alguns gênios como o Botafogo de Futebol e Regatas possui.

Jogadores como Manga, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Jairzinho e Túlio Maravilha são ícones eternos do Botafogo.

Pergunto aos nobres botafoguenses: Que outro clube possui uma galeria tão repleta, do poderio e do quilate do Botafogo, o eterno clube da Estrela Solitária?

Que outro clube foi tão relevante e decisivo para as conquistas das Copas de 1958, 1962 e 1970, culminando com o Tricampeonato do Brasil em Copas do Mundo?!

Podemos citar vários craques e ícones do clube: Patesko, Carvalho Leite, Nilo Murtinho Braga, Leônidas da Silva, Manga, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Quarentinha, Amarildo, Zagallo, Wendell, Sebastião Leônidas, Carlos Roberto, Afonsinho, Ney Conceição, Gérson, Rogério, Zequinha, Roberto Miranda, Jairzinho, Paulo César, Ferreti, Fischer, Marinho Chagas, Dirceu, Mendonça, Maurício e Túlio Maravilha e mais recentemente o uruguaio Loco Abreu pela identificação quase mística com o alvinegro de General Severiano.

Para ser modesto e evitar desconforto e constrangimento dos rivais, porei “apenas” estes como forma de não “ferir” ou “agredir” o orgulho dos rivais em seus habituais e costumeiros complexos e ciúmes do Glorioso!

É certo que se o Brasil hoje se orgulha de ser PENTACAMPEÃO MUNDIAL, deve agradecer ao Botafogo! A história do futebol brasileiro e dos títulos das Copas do Mundo do Brasil passa fatal e inevitavelmente pelo Glorioso!

Sem bairrismo ou passionalidade clubística, mas se há um clube que merece toda a reverência, todo o respeito e tratamento diferenciado, esse clube é o Botafogo!

Nas Copas de 1958, cedeu jogadores como Nilton Santos, Didi e Garrincha. Já na Copa de 1958, Zagallo foi comprado pelo Botafogo e já na Copa era tido como jogador do Glorioso, embora antes da Copa era pertencente ao CR Flamengo.

Didi do Botafogo, um jogador cerebral e inventor da “folha seca” ( Um estilo de cobrar falta que dava à bola um efeito especial e inesperado, semelhante ao de uma folha caindo), dono de passes milimétricos, lançamentos sensacionais e jogadas espetaculares, Didi foi eleito pela FIFA o craque da Copa de 1958 (Bola de Ouro FIFA), cognominado pelos franceses de Mr. Footboll.

Na Copa do Mundo de 1962, o Botafogo cede nada mais, nada menos que 5 titulares: Nilton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo (substituindo Pelé) e Zagallo.

Garrincha é a expressa imagem do futebol arte, moleque e irreverente do futebol brasileiro. Foi crucial para o Bicampeonato em Copas do Mundo e detalhe: SEM PELÉ! Para muitos que o viu jogar, inclusive superior ao Pelé.

Garrincha fez de tudo: Foi Campeão do Mundo, eleito o CRAQUE da Copa de 1962 (Bola de Ouro FIFA), o melhor jogador do ano e de quebra o artilheiro da Copa do Mundo.

Em 1970 chega a vez do Botafogo ceder Jairzinho, Roberto Miranda, Paulo César, até Rogério foi à Copa como jogador, mas contundido, serviu de olheiro da Seleção e o Gérson que embora no SPFC, passou o seu auge e o esplendor de seu futebol no Botafogo.

Em 1970, chegou a hora do substituto imediato de Garrincha no Botafogo e na Seleção Brasileira, Jairzinho!

Vestindo a mesma camisa 7, outrora de Garrincha, Jairzinho foi intitulado de o FURACÃO DA COPA DE 1970, devido a seus arranques sensacionais, a sua explosão fantástica e seu faro de gol!

Até hoje, o único jogador do planeta a marcar gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo (Marcou 7 gols em 6 jogos), ser Campeão do Mundo, artilheiro de uma equipe onde dispunha Pelé, Tostão, Rivelino e cia. Foi eleito o melhor preparo físico da Copa de 70 ao lado de Brito.

Jairzinho foi, deveras, o craque da Copa de 1970!

Que outro clube do Brasil teve eleito em Copas do Mundo o melhor jogador da Copa (O craque da competição) e mais ainda sendo campeão em todos eles?

Observem os nobres botafoguenses que nas 3 Copas do Mundo conquistadas pelo Brasil em 1958, 1962 e 1970, o Botafogo não apenas teve jogadores cruciais e determinantes para o título, como também teve os melhores jogadores da Copa e do Mundo naquele ano, eleitos pela própria FIFA!

Um clube que embora viva um presente sombrio, teve um passado repleto de glórias! Um clube que ostenta algo que nenhum outro clube do futebol brasileiro, diria até mundial conseguiu as façanhas que o Botafogo de Futebol e Regatas propiciou e proporcionou ao Brasil, à CBD (Hoje CBF) e ao mundo!

Nem clubes do poderio do Barcelona, Real Madrid, Internazionale, Milan, Juventus, etc... lograram isso!

Hoje, ao invés da CBF dar um tratamento digno de um clube repleto das glórias do futebol brasileiro, a entidade máxima do futebol nacional mostra o seu descaso e o seu desrespeito com o clube de General Severiano.

A entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF, em sua costumeira empáfia e jactância, arroga para si o título único e expressivo de ser por cinco vezes campeã do mundo! Porém, despreza ao clube a quem tantas glórias deu ao futebol brasileiro!

O Botafogo é também tratado com desdém, desprezo e aviltado em sua honra por muitos pseudo-cronistas e “jornalistas” da mídia e imprensa em geral.

Quantos bailes, verdadeiras sessões de gala o Botafogo proporcionou à sua torcida e aplicou em seus rivais, passíveis, inoperantes diante de um Botafogo “soberbo”, “arrogante”, recheado de craques, uma verdadeira máquina de jogar futebol?!

Não à toa foi eleito pela FIFA o 12º maios clube da história do futebol mundial! Feito que se outros quiserem incluir-sem nesse rol, esperará no mínimo quase cem anos!

Tal desprezo e tripúdio alheio só ostenta o costumeiro recalque e o complexo de inferioridade em progressões geométricas que muitos têm pelo Botafogo e que parece perpetuar-se no decurso do tempo! Obviamente, não necessita mencionar nomes desses pseudo-cronistas e “jornalistas” esportivos, pois é algo bastante perceptível! Algo que deveras, tornar-se-ia até redundante afirmar de tão óbvio que é!

Atribuem a glória do futebol brasileiro a quem não tem e “tiram” a glória de quem tem!

Dão aparência de verdade à mentira e revestem de mentira a verdade!

Porém, como diz o hino do clube:

TRADIÇÕES AOS MILHÕES TENS TAMBÉM, TU ÉS O GLORIOSO, NÃO PODES PERDER, PERDER PRA NINGUÉM!!!

Salve Botafogo de Futebol e Regatas!

5 comentários:

Espetacular o texto! E não é questão de ser botafoguense, não. É a pura verdade. O Botafogo de Futebol e Regatas merece todo o respeito e contribuiu muito para a Seleção Brasileira. No momento, a revelação de craques é difícil. Mas não é só no Botafogo. Revelar jogadores de qualidade está cada vez mais difícil em todos os clubes hoje em dia. Por isso, a importância da reestruturação do clube.

Espetacular o texto.
Muitos nao conhecem a nossa historia , alguns botafoguenses mesmos , nao tem noçao da nossa grandeza.

Grande texto!!!


TRADIÇÕES AOS MILHÕES TENS TAMBÉM, TU ÉS O GLORIOSO, NÃO PODES PERDER, PERDER PRA NINGUÉM!!!

TEM ORGULHO DE SER ALVINEGRO... BOTAFOGO SEMPRE ..TIME DE MAIOR TRADIÇÃO NO FUTEBOL MUNDIAL!! FOGOOOOOOOOOO

Postar um comentário

Páginas