Histórias do Botafogo: A comédia do futebol - por um gênio chamado Garrincha


Por Lucas Salgueiro

Se você pesquisar na internet, ou até conversar com os mais velhos, pode ter certeza que descobrirá muitas histórias sobre nosso maior jogador, Garrincha (na minha opinião maior jogador, pois o maior ídolo, considero Nilton Santos). Continuando a introdução, Garrincha sempre foi muito folclórico, além de craque. Então lá vai duas ótimas história, do "Gênio das Pernas Tortas",a primeira que envolve sua chegada ao Botafogo e a segunda que envolve sua genialidade e seu jeito alegre de jogar.

1 - Garrincha foi levado ao Botafogo em 1953 pelo ex-lateral Arati. O muleque da cidade de Petrópolis, já havia participado de testes no Flamengo e no Vasco, mais as suas pernas tortas atrapalharam seu sonho (Obrigado de novo urubuzada). A diretoria foi meio desconfiada mais deixou ele treinar. No final do treino, Nilton Santos exigiu a sua contratação, depois de ter levado um baile; O Gênio explica:
"- Depois do treino chamei os dirigentes e pedi a contratação do Mané, pois não queria enfrentar ele. Se ele jogasse contra mim eu estava perdido. Preferia ter ele no meu time - profetizou nosso ídolo maior."

Se o Mané já era abusado novo, quem diria experiente? Que ele é abusado já sabíamos, vai aí mais uma prova disso:

2 - Agora já famoso, Garrincha iria para a sua primeira Copa do Mundo em 1958, em um amistoso preparatório contra a Fiorentina, em Florença, (seleções X time... tempos que não voltam) ele perdeu a posição de titular da Seleção Brasileira. Porquê? Genialidade, oras... ele driblou toda a defesa dos Italianos e depois o goleiro. Mas não chutou para o gol, esperando para driblar mais uma vez o zagueiro que, tonto, bateu com a cabeça na trave. Depois na comemoração, ele ainda ouviu o tecnico Feola, dizendo que a "irresponsabilidade" lhe traria de "presente" a reserva. Sorte do Brasil que ele pode arrebentar na Copa, e como TITULAR.

Então essa foi a primeira apenas a primeira de muitas histórias que contarei aqui no TF News.
Saudações Alvinegras.

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas