Visão Feminina do Jogo - Botafogo 2 x 2 Ceará - 3º Rodada Brasileirão 2011


Por Eduarda Anebe @duda_anebe

Saudações alvinegras! Como eu já sou titular aqui, não preciso me apresentar. Vamos logo ao que interessa, a mais um jogo do Botafogo, dessa vez pela terceira rodada do Brasileirão.

O Botafogo entrou em campo assim: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira ,Cortês, Marcelo Mattos, Lucas Zen, Everton, Maicosuel, Elkeson e Herrera.

O Botafogo começou o jogo bem, Cortês e Everton iniciaram a partida centrados, criando boas jogadas e tornando o potencial ofensivo do time possível de produzir efeitos.

Logo no início, o volume de jogo do Botafogo é concentrado, majoritariamente pelo lado esquerdo, nos pés de Everton e Cortês. Mas faltava a finalização, aquele toque com segurança, alguém que invadisse a área e chutasse com força e precisão.

Aos 19 minutos, Lucas Zen faz bom lançamento pra Maicosuel, mas Fernando Henrique se adianta e leva a melhor.

Aos 28 minutos, após boa movimentação de Cortês, Elkeson bate de fora da área e Fernando Henrique aceita, estava aberto o placar, primeiro gol da partida, primeiro gol de Elkeson no Botafogo.

Aos 32, descuido da defesa do Botafogo, Nicácio chuta sozinho, mas Renan defende.

Aos 35, a marcação no meio de campo foi nula, o time do Ceará chegou na área e a defesa do Botafogo não conseguiu evitar o gol. Pronto, tudo igual outra vez.

No fim do primeiro tempo, Ceará tenta pressionar, mas sem muita objetividade, pecando na movimentação final e no último toque.

No segundo tempo, Caio Jr. altera taticamente o Botafogo, invertendo Maicosuel e Everton, por causa da alteração no Ceará, que tinha a intenção de reforçar seu lado direito.

Aos 6 minutos, o time do Ceará pressiona, possui mais posse de bola, mais volume de jogo e é melhor na partida.

Aos 9 minutos, após bom lance de Alessandro e Everton, Elkeson chuta de fora da área e Fernando Henrique desvia.

Ainda no início, a marcação no meio campo mostra-se ausente, o Ceará sai no contra-ataque e Renan afasta.

O Ceará joga pra frente, se aproveitando do sumiço de Marcelo Mattos e Lucas Zen.

Aos 14, Caio Jr. Substitui Everton por Thiago Galhardo com a intenção de fazer com que a criação pelo lado direito flua melhor.

Aos 16, após o Botafogo dar espaços pelo meio, Michel bate de fora da área e pronto, golaço.

A essa altura, já era notável o erro de Caio Jr. ao inverter Everton e Maicosuel, já que o jogo não mais fluía pelo lado esquerdo, muito menos pelo lado direito, além do meio estar vulnerável e suscetível a roubadas de bola e seguidos passes errados.

A zaga passou a titubear em diversos lances, sendo desprotegida pela dupla de volantes, Renan estava longe de estar seguro.

Aos 25 minutos, o Botafogo não conseguia criar jogadas com chances de gol efetivamente.

A proposta do Ceará para o segundo tempo foi diminuir os espaços pelo lado esquerdo do Botafogo, anulando a criatividade de Cortês e impedindo Maicosuel (que não fez nenhuma partida brilhante) de criar.

Após cobrança de falta de Elkeson, Marcelo Mattos, na área, tenta espécie de voleio, mas é Antônio Carlos quem converte, com boa demonstração de oportunismo.

Aos 33 minutos, Caio Jr. faz duas substituições: sai Maicosuel e entra Caio, pra tentar deixar Herrera menos isolado no ataque e sai Lucas Zen e entra Somália. Com isso, Elkeson cai pela esquerda no lugar de Maicosuel e se movimenta bem nos minutos restantes.

Cabe lembrar o lance em que Alessandro manda a bola na arquibancada pela linha de fundo (risos), porém, apesar dos pesares, esta não foi a pior atuação dele. Verdade, ele não foi brilhante, se escondeu pra não comprometer no primeiro tempo etc. Mas mesmo assim, é sempre bom dizer que ele não tem qualidade técnica o suficiente pra envergar uma das principais camisas do Brasil.

No fim, aos 40, a zaga cochila e o Ceará quase chega ao terceiro.

Aos 43, Thiago Galhardo arranca pela linha de fundo com a bola e bate cruzado, mas no meio do caminho havia uma trave, havia uma trave bem no meio do caminho. Além de Fernando Henrique ter desviado. Foi um típico lance em que a trave aumenta suas proporções e fica dez vezes maior, só pra atrapalhar.

Mais um jogo em que o Botafogo fez um bom primeiro tempo, mas uma segunda etapa que deixou a desejar e se o adversário pressionasse mais, o resultado poderia ser pior que o empate.

É verdade que Caio Jr. ainda não convenceu, mas o trabalho está sendo feito e é necessário que tenhamos um pouco mais de paciência, afinal, mudar uma retranca, colocar o time pra frente e ter que formar padrão de jogo de um elenco ainda em formação não é pra qualquer um.

Por falar em paciência, Maicosuel precisa da nossa. Sim, foram nove milhões que ainda não deram o retorno que queremos. Mas oito meses parado e uma cirurgia importante não acontecem todos os dias. Aos poucos, pra não correr o risco de uma nova lesão, ele voltará a distribuir o jogo como fez naquele campenato carioca de 2009.

Contudo, o time não está completo, como era de se esperar, a falta que Loco Abreu faz salta aos olhos, porém é melhor que a diretoria contrate pelo menos mais dois atacantes, pois Herrera já não rende o esperado, Caio parece ser eterna promessa e Alex ainda não mostrou se pode mesmo ter toda essa responsabilidade (eu aposto que não).

Se fosse pra fazer um gráfico do aproveitamento do Botafogo na temporada, eu diria que estamos naquele ponto em que a decadência acaba e começa uma estabilização pra brevemente ter o início da ascensão. Sejamos menos passionais, com o novo patrocínio e mais reforços é possível sim que o Botafogo consiga jogar um futebol ofensivo e que produza resultados, agora cabe a torcida chegar junto e fazer seu papel, cobrando o que tem de ser cobrado e apoiando quando necessário.

Foi um prazer inenarrável falar sobre esse jogo, espero voltar em breve, falando sobre uma vitória, se Deus e o Botafogo nos permitir.

2 comentários:

Do meu ponto de vista o time no geral foi bem. Caio Jr merece confiança e paciencia, mas não tem mais condições do Herrera ou o Caio jogarem nesse time. Maicossuel, não rendeu o esperado mas é compreensível, e o supreendente até o momento está sendo o Elkeson, que não está se escondendo do jogo. O problema principal é que na Era Joel, o time ficou muito dependente de um jogadore de área e sem o Loco Abreu no ataque (ou até o Alex) como referência, o time fica totalmente perdido. A minha preocupação mesmo é com os volantes. O time depende deles, e em muitos casos, eles parecem dispersos e pouco conseguem ajudar na marcação.

Enfim, contra o coxa eu estarei lá... E acredito que seja obrigação da torcida apoiar o time, e deixar as cobranças para depois do jogo...

Sabe de uma coisa?gostei do que vi no Fogão,até jogadores que não gosto me agradaram tb,e com relação a zaga que a maioria baba sempre,aí ela mostrando suas falhas.Depois eu que sou chato,e tudo mais!
E o Caio Jr tá dando jeito no time,melhor que um velho barrigudo que só atrapalhava a gente e a gente só via a imprensa e alguns outros babando ele só faltando levar pra casa um ultrapassado treinador que tinhamos.
E o Renato chegando agora sim vai dar samba,e vendo alguns jogos desse Brasileirão e alguns times..até me encoraja a dizer algo positivo sim.Mas há muitas coisas que continuo pensando,mas vejo uma melhora no clube!
Igor
meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter é @blogdoigor05

Postar um comentário

Páginas