Visão Feminina do Jogo - Botafogo 3 x 1 Coritiba - 4º Rodada Brasileirão 2011


Por Ana Paula Ramos @AninhaHRamos


Ah! Que maravilha! Voltar a escrever sobre o Fogão com uma vitória é BOM DEMAIS!


Para quem não lembra, ou não conhece, meu nome é Ana Paula (@AninhaHRamos, se for pra falar do Glorioso são bem vindos a seguir no twitter...), tenho 21 anos e estudo Produção Editorial na UFRJ. Volta e meia faço uma revisões pro Thiago Franklin aqui no blog, também.


Infelizmente a faculdade e conta bancária não me permitiram ir ao nosso estádio ontem, mas a internet é incrível e ajudou essa humilde torcedora sem PFC a acompanhar a evolução do time contra o Coritiba nesse domingo.


E a palavra-chave deste post é exatamente essa: Evolução.


Ainda não tinha acompanhado um jogo do Coritiba com a atenção devida. Nem vi as finais da Copa do Brasil. Então fiquei impressionada com o toque de bola deles. Fica claro o quanto esses jogadores se conhecem e quanto o tal do entrosamento é importante em um time. Porque, cá para nós, aquele Jesse, por exemplo, é ruinzinho demais. Esse time vive e respira o entrosamento que encontraram e, mesmo com peças medianas, conseguem jogar um bom futebol, de toques rápidos e CERTOS.


Falando em passes certos, aí estava a diferença do início do primeiro tempo. O Botafogo estava acuado e nervoso, errando tudo o que não podia errar. E foi em um erro grotesco de posicionamento dentro da área que, com menos de 2 minutos, o Bill testou o cruzamento no cantinho do gol do Jefferson. Aliás, acho até que o nosso Selecionável não confiou que a bola ia ali e demorou um pouco para pular, mas ele tem crédito.


A partir daí pareceu que os nossos alvinegros tomaram um Red Bull e acordaram para a vida. O que tinha sido um começo de jogo que deixa péssimas impressões passou a ser pressão constante alvinegra. Até que - e eu sei que não vou ser a primeira e nem a última a fazer o trocadilho - MaicosuElkeson brilhou! Nossa dupla de talentosos meias mostrou o cartão de visita alvinegro. Muita velocidade e passe na medida de Elkeson para o Mago concluir com categoria e a bola morrer, devagarinho, na parede esquerda da meta de Edson Bastos.


Aliás, esse Edson Bastos foi fonte de muita irritação ontem, hein! Aquela bola de meio voleio (?) do Everton que ele defendeu... PUTS! Eu já tava vendo lá dentro!


Ainda perdemos gols com Herrera e Marcelo Mattos, mas o time estava chegando com mais facilidade do que eu via há muito tempo.


Eu, sinceramente, nem sei quem sofreu a falta no bico da grande área – acho que foi o Everton -, mas isso não é relevante. O principal foi o chute do Elkeson. QUE CHUTE! Pode até ter contado com a sorte do desvio, mas, mesmo sem ele, aquela bola já tinha aquele endereço final. 2 x 1 para o torcedor respirar fundo e relaxar um pouco.


O segundo tempo começou parecido com o primeiro. Botafogo desatento, demorando a entrar na partida, depois pressionando... Até que o Lucas Zen foi dividir uma bola no meio de campo. Deixem-me reforçar isso: A JOGADA ERA NO CÍRCULO CENTRAL. E o zagueiro deles chega dando um golpe de arte marcial no garoto. Aquilo não pode nem ser considerado pé alto, foi quase um passo de balé, de tanto que ele abriu a perna. E o juiz ainda ficou em dúvida em qual cartão mostrar para o indivíduo. Ainda bem que o bandeira foi sensato e o ajudou na marcação. Vermelho para o bailarino e segue o jogo.


O problema foi que pareceu que o Botafogo é que tinha perdido um jogador. Naquele momento da partida, o Coritiba estava começando a se engraçar novamente. O Geraldo, que tinha entrado no segundo tempo, e o Everton Ribeiro, que era o melhor do Coritiba desde o primeiro tempo, estavam deixando Mattos e Zen tontos na entrada da área. Tão tontos que Geral conseguiu entrar sozinho na grande área e chutar uma bola que não entrou só pelo grito da torcida. Santa trave!


Os dois times foram até o fim entre trocas de passes errados e muito nervosismo, até que, no momento em que os nossos conseguiram manter um pouquinho de posse de bola, ela chegou redondinha para o Alex correr, cortar os marcadores e chutar PRECISAMENTE no canto do Edson Bastos. GOLAÇO da cria da nossa base para fechar a partida com chave de ouro!


Destaque da partida: Elkeson (teria como ser outro?)


Pereba: Fico na dúvida entre Alessandro e Marcelo Mattos. Nosso volante tá numa fase PÉSSIMA!


Outras observações:


- O Cortês foi uma ÓTIMA contratação. Tá encaixadinho ali na esquerda, participa de todas as jogadas por aquele lado e ainda voltar para cobrir subida de zagueiro na marcação.


- O Lucas Zen está evoluindo demais nesse tempo em que o Arévalo está fora (aliás, ele não volta, né?)


- O Everton está melhorando! Ainda há esperanças! Se deu muito bem com Cortês na ala esquerda.


- Por favor, Lucas, meu lindo, se recupera logo! Porque aturar as loucuras do Alessandro não dá mais, não!


- E mesmo concordando que o Alessandro não é nem perto de digno de vestir o nosso manto, vaiar o cara com 5 minutos de jogo é complicado, hein. Até porque, não afeta só a ele, mas ao time inteiro, ainda mais na situação reversa em que se encontrava. Bola fora da torcida.


Agora é arregaçar os dentes para destroçar urubus domingo!

1 comentários:

Disse tudo e pelo o relato me viu mto confiante!engraçado que falei algumas coisas desse tipo tb,numa confiança em cima e há que confiar mesmo!aliás a algum tempo independente se gostamos de alguns jogadores ou não uma coisa fez se recuperar nem que seja por enquanto que foi a confiança!
E dá pra a gente ganhar do Flamengo e do Grêmio em casa sim!Acredito!!Só continuo a falar que temos uma defesa de porcaria(pra não falar um palavrão aqui)e só se salva realmente é o Jéfferson e mais nada e sabe o porque que ele pula tanto até nas bolas paradas pra socar a bola algo que ele não fazia muito?Porque não confia na dupla de defesa que muitos criticam mais puxam o saco como se fosse a melhor zaga do Brasil que é Antônio Carlos e Fábio Ferreira,quando meti o pau lá atrás na defesa(lá atrás leia-se ano passado)queriam me enforcar em praça pública e hoje se comprovou embora não tenha sido em seu total que o tempo é o senhor da razão.Temos uma defesa horrível sim!Com o Lucas voltando a nossa defesa se salva um pouco,mas vai se manter os mesmos e sobre o Cortês..o lateralzinho ruim,não confio nele também.Sobre Éverton na equipe não dá,ele e o Herrera ficaram muito cai cai no jogo,me irritou confesso.E ser ofensivo só com 1 atacante não dá embora nosso futebol de hoje esteja mais fresco e melhor pra comentarista de TV que tapa a realidade.E o Lucas Zen jogando como pode,embora ontem tenha estado mal.E sobre Arévalo Rios vazar do clube: nossa ao lado do Fahel foi a melhor notícia que teve do ano,foi só melação de saco só porque ele jogou uma copa e deu passe pro Forlán algo que muitos torcedores botafoguenses que jogam bola também dariam,BAAASTA DE ARÉVALO RIOS medíocre,sempre foi medíocre esse jogador e não é de agora,desde a época de Peñarol também,até jogavamos com 1 a menos com ele em campo,não sabia se marcava,se batia ou se tocava a bola,não dá!
Abraço Aninha,estupendo post!
Igor
meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e para quem quiser seguir no twitter meu blog de esportes é @blogdoigor05

Postar um comentário

Páginas