Biriba, e uma pitada de Carlito Rocha e superstição Alvinegra.


Por: Lucas Salgueiro


Para os alvinegros e não-alvinegros (doentes, pois não torcem pelo botafogo, ORAS) o Glorioso de General Severiano é o time mais supersticioso do Brasil, mais você sabe de onde isso surgiu? Nas décadas de 40 e 50, era presidente, na década de 10 foi jogador, já passou por técnico, juiz, e hoje é nas nossas memórias nosso maior torcedor. Carlito Rocha! Ele, hora sozinho, hora com o seu cão, o Biriba, que é nosso personagem do post, trouxeram muita superstição e histórias para o botafogo, que passaram até pelas geniais letras de Nelson Rodrigues.



Então lá vai uma pequena explicação de toda essa curiosa e triste história alvinegra:

Tudo começou quando...



Num jogo entre os reservas do Botafogo contra o Madureira, mais precisamente no último gol do Botafogo, eis que surge um cachorro preto e branco no campo, que parecia “correr emocionado”, daí então o cão virou "membro" da comissão técnica, isso, acontecimentos de 1948. Ele vivia no luxo, mas tinha que “trabalhar”: Urinava no pé de cada jogador botafoguense, antes das partidas; durante elas, teria que invadir o campo para atrapalhar o adversário, hora ou outra;



Mas sempre recebeu muita atenção do seu “pai”: por ele, Carlito arrumou briga em São Januario (Na qual proclamou uma de suas famosas frases “Ninguém impede o presidente do Botafogo de entrar onde quer que seja e quem estiver com ele entra, com certeza”), desafiou dirigentes e até fez o pobre zagueiro Macaé (ex-zagueiro, e ex-dono do cachorro), provar a comida do cachorro que diziam estar envenenadas. O Magnata do botafogo, ainda foi capaz de tirar de uma viagem do botafogo, num trem, um jogador para levar o seu amigo-cão e não pagar mais por isso, mostrando que além de alvinegro e supersticioso, era mão-de-vaca.



Mais no final tudo isso foi em vão. Carlito, depois de ver o Botafogo perdendo jogos diversos, acabou largando o Biriba, que depois disso caiu no esquecimento, TUDO pela nossa boa e velha superstição...


1 comentários:

O nome do meu cachorro é biriba, é idêntico ao original, ganhei na final contra o São Paulo, Em 98, resultado: boatofogo campeão, por isso coloquei o nome Biriba, vivo até hoje!!

Postar um comentário

Páginas