Jogos Clássicos do Botafogo – Botafogo 3 x 1 Flamengo – Brasileirão 1981







Por Gabriel Plat / @gabrielplat


Fala galera alvinegra!


Nesta semana escolhi um jogo que mostrou a superação de uma equipe que passava por um jejum de 13 anos sem título diante do atual campeão brasileiro e futuro campeão da Libertadores e do Mundial, nosso maior rival Flamengo.

Diante de mais de 135 mil torcedores, a expectativa era de um grande jogo. No primeiro jogo das quartas de final, empate em 0x0. Nesta partida, o Botafogo começou em desvantagem: após um chute travado pela zaga, Zico pega a bola e chuta, que desvia no zagueiro e mata o goleiro Paulo Sérgio.

Mesmo com a “Nação” Rubro Negra eufórica, o Botafogo não se abate e chega ao empate ainda no primeiro tempo. Num cruzamento de Perivaldo, Mendonça sobe mais que o goleiro Raul e escora pro gol, 1x1.

E a felicidade da torcida alvinegra não parou por aí. Mesmo com a vantagem do empate, o Botafogo não se conteve com a igualdade. Já no segundo tempo, Mendonça (de novo ele) cabeceia para trás uma bola cruzada e Jérson na pequena área marca o gol da virada do Botafogo.

E para quem esperava um Botafogo mais recuado neste momento da partida, teve o prazer de se enganar. Num outro cruzamento, Mendonça fez uma das jogadas mais lindas do estádio do Maracanã. O drible desconcertante (posteriormente apelidado de “Baila Comigo”) no lateral titular da seleção Júnior e o gol renderam ao ex-camisa 8 do Botafogo uma placa no Maracanã, que mais tarde foi retirada a pedido do jogador Júnior, amigo do diretor do Maracanã.

Neste jogo, jogaram no Botafogo: Paulo Sérgio, Perivaldo, Gaúcho, Zé Eduardo e Gaúcho Lima; Rocha, Ademir Lobo e Mendonça; Ziza (Édson), Marcelo (Mirandinha) e Jérson.
Técnico: Paulinho de Almeida.



Saudações Alvinegras!

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas