Batom e Futebol - 107 anos de muito amor



Na última sexta feira, o Botafogo completou 107 anos de muitas glórias. De Electro Club para Botafogo Football Club e mais tarde o nosso Botafogo de Futebol e Regatas, nosso Glorioso coleciona tradições, tanto em títulos, ídolos e paixão.

Seria muito fácil chegar aqui e contar toda a história do Botafogo, mas acho que todos já conhecem. A maior goleada do futebol brasileiro é nossa, 24 x 0 contra o Mangueira. Nosso Alvinegro foi base da Seleção Brasileira em vários anos, com direito aos títulos da Copa de 58 (com Zagallo, Nilton Santos, Didi e Garrincha) e 70. Colecionamos ídolos. Além dos citados acima, contamos ainda com Jairzinho, Manga, Maurício, Gerson, Amarildo, Heleno, Quarentinha, Túlio Maravilha e, mais recentemente, Loco Abreu. A maior invencibilidade em campeonato brasileiro é nossa.  Entre os anos de 77 e 78, foram 10 meses sem derrotas. O escudo da estrela solitária foi considerado o mais bonito do mundo. Somos o 12° clube do século pela Fifa. Somos campeões de terra, água e ar...

Eu poderia escrever por dias nossas glórias, mas todo botafoguense já as conhece de trás pra frente. Mas, o que é ser Botafogo? Alguém saberia explicar?

Como diz a música, "não escolho, fui escolhido". E eu concordo plenamente. É olhar pra camisa e ver a beleza. É olhar para as cores e se identificar. É olhar pra estrela e se sentir guiado. 

O botafoguense vibra com cada lance, estende a bandeira, canta. Reclama? Corneta? Sim sim. Um pouco até demais. Mas faz parte. Nossa superstição ultrapassa os limites normais. Mas é nossa tradição. Quem nunca ficou mal humorado com uma derrota porque colocou "aquela camisa", ou mudou de lugar no meio do jogo?

Botafoguense tem heróis, grandes heróis. Ídolos. Sabemos idolatrar e temos orgulho desses personagens da nossa história. 

Botafoguense chora, e como chora! Chora muito, de soluçar! Chora de amor, de paixão, chora de alegria, chora de orgulho, chora de emoção, chora ao ver uma torcida tão apaixonada e dedicada! Chora ao ver toda a trajetória, toda a história, tantos ídolos e tantos torcedores importantes.

Nós, botafoguenses, temos personalidade, inteligência e sabedoria para saber que a glória de um time não vem só com suas vitórias. Nós honramos as cores, honramos o hino, honramos o preto e branco que acompanha durante a vida, honramos a camisa e a estrela solitária que ilumina cada conquista. E ilumina também as derrotas, pois só com a luz a derrota vira vitória. 

Botafoguense respeita o próximo, promove a paz, o espetáculo, sabe fazer festa. Nós não temos medo de enfrentar os adversários, encaramos os desafios sem medo e nos fortalecemos com eles.

Botafoguense não desiste: luta junto com os heróis, joga limpo mesmo com "certas conspirações", sabe cobrar mas também sabe reconhecer a garra.

Botafoguense é amigo, é companheiro, é pai, mãe, irmão, filho. É humilde, mas sabe ser sincero. É torcedor e técnico, adora dar palpite. Mas é por amor.

É difícil. É muito difícil explicar o que é ser botafoguense. O que é amar esse clube. O que é carregar tantas glórias numa estrela. São 107 anos de... explicações? Teorias? Não não, são 107 anos de sentimentos. E sentimentos não têm explicações.

E pra vocês, o que é ser Botafogo? Como explicar esse sentimento vivo por 107 anos? Como explicar essa idolatria, esse preto e branco mais colorido do mundo, esse sofrimento que todo botafoguense tem mas não se cansa?

Saudações Alvinegras e feliz dia dos pais para todos os pais, alvinegros ou não.

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas