Visão Feminina Especial sobre Botafogo x Flamengo


Por Eduarda Anebe


Após ficar um tempo sem escrever, arranjei um tempo entre uma aula e outra e resolvi falar sobre o que nos move: o Botafogo, é claro. Não sei se ainda lembram de mim, mas acho que não cabe uma nova apresentação, vamos ao que interessa, ao jogo de domingo contra o Flamengo, pela 24ª rodada do Brasileirão. Hoje vou escrever de uma forma diferente, sem procurar descrever os lances de forma detalhada, será apenas um panorama geral do jogo e um alerta à torcida no fim.

A velha máxima de que "clássico é clássico" só se confirma a cada jogo contra o Flamengo, a mística das camisas, a história, a força das torcidas, fatores extra-campo, por assim dizer, contribuem para que nem sempre o que apresenta melhor futebol ganhe a partida. Entretanto, dessa vez, ouso dizer que o placar foi justo.
O fato é que no primeiro tempo, o Botafogo foi melhor, teve mais volume de jogo, soube anular os laterais deles, com o Maicosuel sempre caindo pela esquerda, fazendo bons lançamentos ao Cortês, que cruzava às vezes certo, às vezes errado, mas levando perigo ao gol do Felipe. E por falar em Felipe...que tipo de macumba ele faz? Está agarrando muito e apesar de estar em nosso maior rival, anda merecendo vaga na seleção brasileira e não é de hoje (alô Mano!).


E o nosso meio-campo? Renato é craque, disso a gente já sabe, mas por ser um jogador que foge dos holofotes da mídia, nem sempre tem o reconhecimento que merece, pra explicitar o talento, basta dizer que é possível contar nos dedos, sem muita dificuldade, o número de passes errados que ele deu. Cada vez mais raro no futebol atual, onde tem muito jogador errando passe de dois metros sem nenhum marcador na jogada e os falados "teóricos da bola" acham comum.


Marcelo Mattos não teve uma atuação brilhante, mas não merece críticas, pois não comprometeu em nada a atuação do Botafogo, jogou bem, um jogador com características majoritariamente defensivas, não vai sair jogando sempre.
Felipe Menezes, aqui se abre um parêntese. Para grande parte da torcida, Menezes é um bonde, mas para outra ele é um jogador importante quando entra, eu explico: ele pode não correr 90 minutos como faz Elkeson, mas ele dá sim uma consistência ao meio de campo, no jogo de domingo teve boa visão de jogo e ajudou na marcação no meio, o que não quer dizer que mereça vaga no time titular, entre ele e Elkeson, melhor Elkeson.
Mas e o Mago? Como já disse, no primeiro tempo caiu bastante pela esquerda, a maior parte das jogadas saíram desse setor, isso na primeira etapa.


Apesar do meio-campo ter se comportado bem, a jogada que originou o gol, veio da lateral-direita, depois de cruzamento de Lucas e Loco, após "escalar" (hahaha) Alex Silva, dá uma bela testada na bola e o gol estava feito, pra ratificar o maior domínio do Botafogo, coisa que infelizmente, não durou o jogo inteiro.
No segundo tempo, como era de se esperar, Luxemburgo mexeu os pauzinhos e coloca Jael no lugar de Deivid. A intenção é bem óbvia, aliás, não sei o que acontece no Flamengo pro Deivid ainda ser titular, mas deixa em paz, em adversário que está perdendo não se mexe (hahaha).


Caio Jr também resolveu dar uma mexida no Botafogo, fazendo com que Maicosuel caísse mais pela direita e Herrera jogasse um pouco mais atrás pela esquerda. É até compreensível o que ele pensou fazer, na certa deve ter sido: "Esse Júnior César não é de nada, já que o Mago está sendo o grande responsável pela criação, vou fazer com que ele jogue em cima dele. Já o Herrera pode aproveitar os espaços do Léo Moura, já que ele (Léo Moura) joga mais ofensivamente e não vai querer marcar".


Ao meu ver, Caio Jr errou ao fazer essa inversão, é lógico que a postura do Flamengo mudaria, mas a do Botafogo não deveria. Não concordei com a inversão, por causa dela o Botafogo teve mais dificuldades em armar jogadas no segundo tempo.


E logo no início veio o que mais temíamos: o gol do Flamengo. Jael passa entre os DOIS zagueiros do Botafogo e finaliza, após jogada de Airton e Ronaldinho. Mérito do Jael? Sim. Mas também erro da nossa zaga, que falhou no lance. Não adianta ter o carinho da torcida e falhar em jogos importantes.


Com Herrera jogando atrasado, Loco ficou um tanto isolado no ataque. Quando a torcida jurava que Herrera seria substituído por Alex (afinal a intenção era ganhar e quem sabe um atacante não ajudaria?), Caio Jr coloca Everton, jogador de marcação, que dificilmente mudaria a história do jogo. E não mudou.
Tirou Felipe Menezes, que reclamou de câimbras, pra colocar Lucas Zen, essa substituição não alterou muita coisa, mas também não comprometeu.


Novamente a plaquinha subiu e dessa vez era Cidinho no lugar de Maicosuel. Cidinho está longe de ser um mau jogador, mas está longe de ser o que a mídia anda fazendo parecer que seja. Essa história de "novo Neymar" (sim, já ouvi isso de um dos principais comentaristas esportivos) não existe! Tem habilidade, mas não é exatamente aquele tipo de jogador no qual se deposita esperança de uma reação surpreendente.


Enfim, apesar de ter sido um jogo onde a vitória era extremamente necessária, um empate comum, poderíamos ter vencido, poderíamos ter perdido... O empate aconteceu graças ao Felipe, que se virou como pôde, às mexidas mal sucedidas de Caio Jr e algumas chances perdidas (Se Loco tivesse acertado aquela bola que subiu, se Fábio Ferreira tivesse acertado aquela cabeçada e se Welinton tivesse feito mesmo o gol contra, HA).


O Botafogo continua na briga pelo título, com um jogo a menos estamos a apenas 2 pontos do líder e a tendência é que essa diferença diminua e o campeonato fique mais disputado do que já está. Faltam ainda 14 jogos e agora não dá pra torcida, time ou comissão técnica sofrerem de abatimento.


Pra finalizar, os dois últimos jogos serviram pra acabar com aquele "salto alto" da nossa própria torcida e ao mesmo tempo pra mostrar que precisamos apoiar incondicionalmente, cobrando sempre que possível.
Espero não ter dito nada errado ou quem sabe com poucos erros, até a próxima, com uma vitória se Deus e o Botafogo deixarem! S.A.


Nota: Este jogo as meninas quiseram falar muito sobre. Autorizadas parabéns a Nathalia Pereira e a Eduarda Anebe, deram um show de comentários.

Melhores que muitos marmanjos

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas